Sistema de Piso Radiante

A IS-Energy desenvolveu um  sistema  de  aquecimento  ambiente  que  garante  uma  atmosfera permanentemente saudável e natural. O piso radiante da IS-Energy é a solução perfeita para quem procura um sistema de aquecimento confortável, fiável, eficiente e com baixo consumo energético.

is-energy-piso-radiante.jpg

 É composto essencialmente por uma rede  de  tubagem instalada por baixo da superfície do piso, em toda a área a aquecer. Nesta tubagem entra água quente a uma dada temperatura e sai a uma temperatura inferior, transmitindo parte do calor nela contido ao edifício. Por trabalhar com baixas temperaturas, este sistema é muito mais eficiente que os sistemas de aquecimento com radiadores, podendo também ser utilizadas outras fontes de energia como bombas de calor ou energia solar, em vez de caldeiras que têm sempre um custo elevadíssimo de operação. Numa perspectiva   de   futuro,   este   sistema   de   aquecimento possibilita a  utilização  de  novas  fontes  de  energia  sem serem necessárias alterações no mesmo. Por este facto, deve o cliente ter em conta que o investimento que fizer agora em piso radiante, será facilmente rentabilizado.

 
Piso_2.jpg

Funciona com qualquer tipo de piso (pedra, cerâmica, madeira). Para piso de madeira, o cliente deve certificar-se que a madeira a instalar possua características que permitam a utilização de piso radiante, como o nível de humidade ou a condutividade térmica. O conforto de ter um piso a uma temperatura agradável (entre 25 e 30ºC), a par da liberdade ao nível de decoração, são outras duas grandes vantagens deste sistema. A não existência de movimentações de ar quente, devido à homogeneidade de temperaturas, evita problemas de saúde e reduz substancialmente a quantidade de poeira no ar, sendo por isso extremamente higiénico. Relativamente à sua eficiência energética, o facto de funcionar a baixas temperaturas (o que reduz as perdas térmicas) torna este sistema muito mais eficiente que os sistemas com radiadores, que funcionam com temperaturas muito mais elevadas (50 a 70 ºC). A temperatura de conforto recomendada para sistemas de aquecimento por piso radiante é cerca de 3ºC inferior à temperatura em sistemas de aquecimento convencionais. Esta diferença é possível pelo facto do corpo humano receber a radiação emitida pelo piso radiante, produzindo um maior conforto térmico. Em termos energéticos, uma temperatura ambiente inferior em 3ºC significa um consumo de energia cerca de 18% inferior.


is-energy.piso-radiante.projecto.jpg

A regulação do sistema é feita automaticamente, excepto a regulação dos termostátos de quarto que estão localizados em zonas estratégicas de forma a existirem áreas com diferentes temperaturas. O cliente poderá ter assim um controlo total da temperatura de conforto desejada, o qual varia de pessoa para pessoa. Além destes termostátos, o sistema de regulação possui uma unidade central que controla a temperatura da água que é introduzida nos circuitos de piso radiante, consoante a temperatura ambiente exterior, de forma a obter uma eficiência energética ainda mais elevada. O sistema de regulação tem outras opções como redução de temperatura nocturna.