águas quentes sanitárias - Sistema de circulação forçada

O componente principal de qualquer sistema solar térmico é o colector solar, que como o próprio nome indica, capta a radiação solar e converte-a em calor, o qual é utilizado para aquecimento de água. O fluido normalmente utilizado para transferir o calor produzido no colector para a água a ser aquecida é uma mistura de anti-congelante com água. Para possibilitar o armazenamento do calor produzido, são utilizados acumuladores de água. Os sistemas produzidos pela IS-Energy para a produção de águas quentes sanitárias (AQS) são do tipo circulação forçada, nos quais são utilizadas bombas de circulação solar, reguladas por um controlador diferencial que compara as temperaturas medidas pelos sensores de temperatura do sistema.

Energia solar-aqs-is-energy

Nos sistemas de circulação forçada para a produção de águas quentes sanitárias existem dois circuitos independentes: o circuito que é responsável pela troca de calor (circuito fechado) e o circuito das águas quentes sanitárias (circuito aberto). O circuito fechado é constituído pelas tubagens dos colectores solares, pelo permutador de calor do acumulador e pelas tubagens entre estes. Este circuito contém o fluido solar (mistura de água com anti-congelante), adequado para a protecção do circuito solar, e que não pode ser misturado com a água quente sanitária (estando por este motivo em circuito fechado). O circuito de água quente sanitária, circuito aberto, é o circuito da água que é aquecida no depósito acumulador. A partir daqui, a mesma, é distribuída para a rede de tubagens de água quente da habitação. Para assegurar que não haverá água a mais de 45ºC nos terminais de água quente, é necessário instalar uma válvula misturadora termostática na saída de água quente do acumulador, evitando, desta forma, o risco de queimaduras aos utilizadores. Deverá ser sempre utilizada uma fonte de energia de apoio para garantir o fornecimento de água quente sanitária em dias nublados, como uma resistência eléctrica, uma caldeira, um recuperador de calor ou uma bomba de calor.


Is-Energy_Kit_AQS.jpg

Características

  • Colector IS-PRO 2.1HN de alto rendimento, com revestimento altamente selectivo mirotherm®
  • Estação solar com regulador Resol DeltaSol CS, bomba de circulação Wilo, fluxómetro, manómetro e purgador de ar manual integrados
  • Acumulador solar com esmalte duplo em aço de alta qualidade S235JR, com 1 permutador interno de tubo liso